A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, na manhã deste sábado em Mossoró, que até o final do ano a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Norte poderá dispor dos serviços do Hospital Materno-Infantil. “Até o final do ano Mossoró terá o seu hospital materno-infantil. Além de ser uma necessidade da região, se trata de um projeto do governo”, afirmou a governadora, acrescentando que a iniciativa não impedirá a continuidade das ações relacionadas à construção do Hospital Universitário (que terá as mesmas especificidades). “Enquanto trabalhamos nas questões burocráticas, a região poderá contar com esta iniciativa”, afirmou Rosalba.
Para a governadora, o Hospital Materno-Infantil é uma necessidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, e disse que a unidade hospitalar contará com UTI Pediátrica e UTI Neonatal, além de salas de parto. O hospital funcionará no prédio onde os serviços da Unimed eram realizados e foram transferidos para o Hospital Wilson Rosado.
“O Prédio em condições e as instalações são boas. Vamos adequar para que atenda às necessidades de um hospital materno-infantil, com urgência e emergência”, disse a governadora, acrescentando que as salas de parto atenderão, inclusive, gravidez de alto risco.
Segundo a governadora, os serviços de adequação das instalações do prédio serão iniciados no mês de setembro e que a meta é que até dezembro o Hospital Estadual Materno-Infantil entre em funcionamento.
A governadora afirmou que buscará os profissionais para atuar no hospital, como pediatras e obstetras. “Virei pessoalmente conversar com estes profissionais, pois se trata de um Hospital Materno-Infantil público e para atender a região”, disse.
O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, informou que uma equipe já esteve no prédio e que uma empresa fará o levantamento necessário relacionado ás estimativas de custos. “Já temos o perfil do hospital, que é materno-infantil e começaremos com leitos de UTI Pediátrica, mas teremos também leitos de UTI Neonatal. Trata-se de um ótimo serviço para a região e para Mossoró, pois apenas Natal possui leitos de UTI Pediátrica”, afirmou o secretário.
Domício Arruda disse ainda que a nova unidade hospitalar beneficiará o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), especificamente no setor de traumaortopedia.
Para a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, as modificações estruturais serão poucas. “Vamos fazer apenas as adequações e deixar o prédio apto ao atendimento de infantil. Será um projeto simples, pois o prédio está em boas condições”, disse.
A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, agradeceu a governadora Rosalba Ciarlini pelo benefício e disse que o Hospital Materno-Infantil é de fundamental importância para a região. “Foi o que sempre pleiteamos”, disse, acrescentando que a Prefeitura Municipal de Mossoró será parceira do Governo do Estado na efetivação dos serviços.
Para a vereadora Cláudia Regina, que integra o Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Infantil, a região Oeste fica feliz em ver a governadora Rosalba Ciarlini resolvendo problemas relacionados á saúde da mulher e da criança. “Era uma luta antiga e agora a governadora está concretizando um grande sonho de Mossoró e do Oeste”, comentou.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário