quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Em reflexo do caos, Conselho reprova prestação de contas em Mossoró


Administração pública não é brincadeira. Vidas estão em jogo e o futuro de uma cidade, igualmente em discussão. Não se pode mais permitir que alguém assuma a função de prefeito sem, contudo, estar preparada para tal. E é por conta desse brincar com a coisa pública que muitas cidades brasileiras estão em crise política, financeira, moral e ética. A reprovação da prestação de contas do prefeito Allyson Bezerra na saúde, pelo Conselho Municipal de Saúde 

A reprovação da prestação de contas da gestão do prefeito Allyson Bezerra na área da saúde, pelo Conselho Municipal de Saúde (veja aqui e aqui) não é novidade para quem precisa do serviço público da área. Reclamações, denúncias e relatos sobre o abandono do setor pipocam a todo momento. Mas a gestão segue blindada e imune a investigação, seja da Câmara Municipal ou do Ministério Público. E, enquanto a peleja do caos segue, o cidadão permanece na ilusão de que, um dia, terá um serviço de vergonha na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

E é bom que se diga que Mossoró é saúde plena, tem total condição de se manter e garantir ao cidadão o mínimo do que ele precisa. Mas, pela análise do Conselho Municipal de Saúde, o ideal mossoroense não coaduna com as necessidades do povo. E o resultado é um setor fragilizado, caótico e, às vezes, sem condição alguma de atende a quem precisa.

Por aqui já se teve selfie em sala de cirurgia íntima feminina, live de choro, promessas de melhoria, afirmações de que Mossoró é do futuro e, em 2020, que a cidade iria se transformar. E realmente houve a transformação: ruas esburacadas, lixo acumulado, saúde em caos, educação fragilizada, servidores com direitos subtraídos, além do uso claro e evidente das redes sociais, de maneira paga, para tentar mostrar ao mundo que Mossoró está maravilhosamente bem administrada.

Para piorar ou não, o prefeito tem se negado (sequer responde) a conceder entrevista a quem ousa lhe ser desafeto (aquele meio de comunicação que analisa e publica notícias desastrosas sobre a sua gestão). E, com isso, prevalece a tese contada pela mídia paga: de que Mossoró é a melhor cidade do Rio Grande do Norte e que o seu gestor pode ser a escolha adequada para que o Estado precisa. 

Nenhum comentário: