Josué Moreira
Professor
do IFRN
O Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, Instituição
de boas referências na educação do Rio Grande do Norte. Por ser pública e de
qualidade, a disputa entre os alunos do ensino básico para sentar em uma
cadeira do IFRN é gigantesca, para se ter uma ideia, adentrar oficialmente e
fazer parte dessa comunidade estudantil, muitos pais e responsáveis se submetem
a pagarem reforços escolares e/ou cursinhos para poder ter uma chance na seleção.
A concorrência é acirrada entre os melhores alunos da escola pública (estadual)
e entre os discentes da escola privada.
Dessa
forma, todas as vezes que se anuncia uma nova expansão a correria é grande
entre prefeitos, vereadores, deputados, senadores e até mesmo governadores para
ter em seu território geográfico um equipamento milionário da área de ensino
federal. Por isso, além da questão técnica, a força política é determinante
para conquistar essa raríssima pérola pública.
A Rede
Federal com seu histórico de expansão de 1909 a 2002, foram construídas 140
escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação
concretizou a construção de mais de 500 novas unidades referentes ao plano de
expansão da educação profissional, totalizando 644 Campi em funcionamento (http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal).
São 38 Institutos Federais presentes em todos estados, oferecendo cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.
A
expansão das escolas técnicas federais foi uma grande conquista para o Brasil,
em especial o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Norte – IFRN, trouxe desenvolvimento econômico, social e cultural para as
regiões. Interiorizou-se o ensino federal com a implantação desses equipamentos
públicos de alto padrão na educação. Vários municípios do interior do Rio
Grande do Norte ganharam um novo visual com arquiteturas modernas e estrutura
físicas bem adequadas e ambientes aconchegantes, com salas de aulas
climatizadas e laboratórios equipados e servidores qualificados e dedicados a
prática de uma educação de qualidade e pública.
O IFRN,
até o ano de 2005 contava apenas com duas unidades de ensino, uma em Natal e
outra no município de Mossoró. Em seguida, foram construídas 14 novas unidades
nos municípios de Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos,
Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Parnamirim, Pau-dos-Ferros, Santa
Cruz, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi. Foram implantadas duas
unidades como campus avançados nos municípios de Lages, Parelhas, Natal
Zona-Leste e Jucurutu. O IFRN conta atualmente com 22 unidades de ensino e a
Reitoria.
Um diferencial
nas fases de expansão do IFRN ficou para a capital, onde foi exageradamente privilegiada
com mais três unidades de ensino e um equipamento gerencial (Reitoria). Os
Campi estão localizados na Zona Norte, outro no Cidade Alta, a unidade do
Campus de Educação à Distância (EAD) localizado no Campus Natal-Central e a
construção da Reitoria do IFRN no Tirol. Nesse caso, observa-se que Natal teve
um atendimento diferenciada e privilegiado em relação a capital do Oeste
Potiguar, Mossoró.
Fonte: Elaborado pela ASCE/IFRN,2015.
No IFRN,
a relação candidato/vaga é um indicador que reflete a demanda global média da
sociedade pelos cursos da Instituição. Ao longo dos últimos seis anos, de 2008
a 2013, verifica-se um valor médio de 6,08. Em Mossoró, que tem uma população
alvo de 18.643 (44,6%), ficando à frente de Natal 56.681 (39,0%) de forma
proporcional. A concorrência para entrar no campus de Mossoró ultrapassa o
valor médio da instituição, na modalidade ensino médio integrado foi de 14,56
candidatos para uma vaga em 2016 (http://portal.ifrn.edu.br/campus/mossoro/arquivos/relatorio-de-gestao).
Quando se observa as cotas, a média aumenta consideravelmente, diminuindo
assim, as chances de muitos jovens conseguirem realizar o sonho de um ensino
público de qualidade. Somente os melhores alunos das melhores escolas públicas
e particulares conseguem entrar. Por outro lado, o campus de Mossoró passa a
ter uma elite intelectual de alunos com melhores rendimentos, resultados de
prêmios, conquistas em torneios e um bom destaque no ranking entre as melhores
escolas do RN.
O Plano
de Desenvolvimento Institucional é um documento exigido pelo decreto 5773/2006,
lá está descrita a atuação da Instituição. É um plano de gestão que considera a
identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas
estratégicas. Vale ressaltar, que nem no PDI de 2014 a 2018
(http://portal.ifrn.edu.br/institucional/pdi) e o novo PDI 2019 a 2026 (https://portal.ifrn.edu.br/documents/3316/PDI_2019-2026-Versao2019.pdf)
não observou-se referência técnica sobre a expansão para construção de novos
campi como meta a ser atingida em relação ao anúncio do Governo Federal sobre a
criação de três novas unidades de ensino. O que leva a crer que a escolha dos
três município (Touros, Umarizal e São Miguel) tenha sofrido forte influência
política na decisão final. É indispensável que a seja realizado a viabilidade
técnica para construções futuras construções de unidades na nova fase da
expansão do IFRN.
Acredita-se
que no PDI-IFRN, possa começar a discutir internamente a possibilidade de pensar
e planejar a divisão do IFRN em duas Reitorias para facilitar a logística,
otimizar tempo e recursos, principalmente diminuir gastos, diárias, depreciação
de veículos, entre outras despesas observadas, como exemplo, o campus de Pau
dos Ferros que pode demorar em torno de 5 h 57 min (432 km) via BR-405 e BR-304
para chegar na Reitoria, dependendo da estrada. Com a nova proposta de um
Campus o novo município de São Miguel, a distância da Reitoria para dar
assistência a esse novo campus estará em torno de 430 km e 7 h e 3 minutos para
percorrer esse trajeto.
Fonte: https://www.google.com/maps/dir/S%C3%A3o+Miguel,+Rio+Grande+do+Norte/Instituto+Federal+de+Educa%C3%A7%C3%A3o,+Ci%C3%AAncia+e+Tecnologia+do+Rio+Grande+do+Norte+(IFRN),+R.+Dr.+Nilo+Bezerra+Ramalho,+1692+-+Tirol,+Natal.
Ressalta-se
o registro em redes sociais e no site oficial da instituição reportagens sobre
nomes de municípios que lutam pela instalação de um campus:
·
Touros:
http://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/gabinete-recebe-a-visita-do-prefeito-de-touros
·
Jucurutu:
·
Mossoró
A luta de
Mossoró por um novo campus não é recente, o blog de Carlos Santos registrou
várias matérias nesse sentido e até mesmo a TCM fez uma reportagem prevendo o
novo campus para 2015:
Matéria
da TCM -
Blog
de Carlos Santos -
18/05/2014-http://blogcarlossantos.com.br/ex-candidato-a-prefeito-luta-por-ifrn-no-sto-antonio/
10/11/2013
- http://blogcarlossantos.com.br/mossoro-comporta-mais-uma-unidade-do-ifrn/
20/03/2013
- 14:57h - http://blogcarlossantos.com.br/reuniao-avanca-projeto-de-novo-ifrn/
15/03/2013-
http://blogcarlossantos.com.br/luta-por-novo-ifrn-para-mossoro-ganha-reforcos/
27/02/2013
http://blogcarlossantos.com.br/novo-ifrn-para-mossoro-e-visto-como-necessario/
Recentemente,
o município de Jucurutu conseguiu a proeza de conquistar uma unidade de ensino do
IFRN, mesmo não estando no PDI 2014 – 2018. O município tem uma população de
17.692 (2010), com estimativa de 18.530 (2017), o número de matrículas no
ensino médio é de 723 (2015) com 30 docentes no quadro. A distância da cidade de Jucurutu para o
campus do IFRN mais próximo é de 70 km para Currais Novos e de 62 km para
Caicó, dentro do perímetro estabelecido ou aceitável. Porém, o município de São
Miguel, está a 45 km de distância do Campus Pau dos Ferros, veja abaixo:
Fonte: https://www.google.com/maps/dir/S%C3%A3o+Miguel,+RN,+59920-000/Pau+dos+Ferros,+Rio+Grande+do+Norte.
Entenda,
o Município de Mossoró tem uma população 264.577 mil pessoas (IBGE, 2022), com
matrículas no ensino médio de 10.745 alunos e 594 professores. Mossoró tem
força política por ser o segundo maior colégio eleitoral, mas é fraco em representação
política. Falta união das autoridades políticas e civis para lutarem verdadeiramente
por uma nova unidade do IFRN.
Recentemente
(12.03.2024), o Governo Federal (https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202403/governo-federal-anuncia-100-novos-campi-de-institutos-federais-1),
anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFs). De acordo com a reportagem, serão investidos R$ 3,9 bilhões
em obras (sendo R$ 2,5 bilhões para a criação de novos campi e R$ 1,4 bi para a
consolidação de unidades dos IFs já existentes). A novidade está no preço por
unidade a ser construída, pois cada nova unidade terá um custo estimado de R$
25 milhões, sendo R$ 15 milhões para infraestrutura e R$ 10 milhões para
aquisição de equipamentos e mobiliário.
Para a
nova expansão dos IFs, a quarta fase contemplou o IFRN, foram selecionados três
(03) municípios, são eles: Touros com população de 33.035 mil pessoas (IBGE,
2022), São Miguel com população de 23.537 mil pessoas (IBGE, 2022) e Umarizal
com população de 10.078 mil pessoas (IBGE, 2022). Mais uma vez, o município de
Mossoró foi prejudicado, saiu do radar das decisões técnicas e políticas.
Fonte: Relatório de Gestão 2019.
Necessário
se faz em critério de investimento de dinheiro público o retorno para a
sociedade. Torna-se importante na decisão para seleção do município a ser
contemplado com um equipamento público de ensino como um Campus da Rede Federal
seja observado o fator técnico e que prevaleça uma maior parte da população a
ser atingida.
Considerando
a alta população da cidade de Mossoró sem contar com a zona rural e os
municípios no seu entorno, os estudantes da região Oeste ficaram grandemente
prejudicados.
Considerando
a demanda reprimida ao longo dos anos por baixa oferta e alta concorrência para
acessar uma escolha pública de qualidade como o Campus de Mossoró do IFRN, os
estudantes de Mossoró foram injustiçados.
Na tabela
abaixo, observa-se a distribuição populacional da cidade de Mossoró-RN:
Tabela:
População residente em Mossoró-RN e em seus respectivos de acordo com o censo
2010 realizado pelo IBGE (IBGE, 2010).
Em 2021, houve uma proposta enviada para o MEC para numa possibilidade de expansão da Rede Federal, ser estudado a viabilidade técnica de divisão do IFRN, ficando com duas Reitorias, permanecendo a Reitoria de Natal, sendo criado outra Reitoria em Mossoró.
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