O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN) participa do Summit CBIC Norte e Nordeste 2025, evento que reúne líderes e especialistas para debater desafios e oportunidades do setor na região.
O presidente do Sinduscon/RN, Sérgio Azevedo, representará a entidade no encontro, que abordará temas cruciais como reforma tributária, políticas habitacionais, infraestrutura e sustentabilidade do FGTS. Com uma abordagem estratégica, o Summit visa fortalecer a colaboração entre governo e setor privado, impulsionando o desenvolvimento regional e a construção civil.
"A participação do Sinduscon/RN nesse evento é uma oportunidade estratégica para discutir desafios da construção civil, como a deficiência de mão de obra comprometida e o desvirtuamento do FGTS, que tem sido redirecionado da habitação para o consumo de bens não resolvidos. Consideramos uma política equivocada, que pode comprometer investimentos no setor", afirma Azevedo.
Além disso, o presidente do sindicato acredita que um tema prioritário é uma necessidade de medidas concretas para qualificação profissional.
"Hoje, a assinatura de um convênio entre a CBIC e o Governo Federal representa um avanço nesse sentido. Além de capacitação, o acordo prevê que trabalhadores que participem formalmente no setor não percam imediatamente o Bolsa Família, incentivando a entrada no recebimento da perda imediata do benefício. Se bem realizado, essa iniciativa pode aliviar a falta de mão de obra, fortalecer o setor produtivo e gerar inclusão social. No Summit CBIC, buscamos ampliar esse debate e encontrar soluções para, por meio da construção civil, trazer o desenvolvimento econômico do nosso estado", acrescenta.
Sobre o evento
A iniciativa é promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sinduscon/CE. Além das discussões técnicas, a programação prevê momentos de networking e eventos paralelos ao setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário